5 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS QUE UMA BOA PALESTRA DE LIDERANÇA DEVE TER

Muito além do que motivar os participantes, uma palestra de liderança deve instigar a curiosidade, trazer novas formas de enxergar o mundo corporativo e ainda entreter o público por meio de interatividade e histórias marcantes. O uso da tecnologia é imprescindível, mas o que realmente faz a diferença é o carisma do palestrante, já que o foco de todos os presentes estará em suas palavras, gestos e movimentos.

E você, sabe quais são as características de uma boa palestra de liderança? Conhece os pontos a ser analisados na hora de contratar um bom palestrante? Esses são alguns aspectos que responderei neste post!

1. Analise se o palestrante desafia o público

Questionamentos que causem impacto na plateia geralmente fazem com que uma palestra de liderança seja instigante. Trata-se de uma maneira de o palestrante já começar os argumentos por meio de uma dinâmica ou ofertando um desafio. A estrutura organizacional pode ser colocada em xeque por meio de algumas inquietações, despertando uma reflexão inicial para tirar os participantes da zona de conforto.

Dessa maneira, os líderes poderão observar a real situação dentro das suas empresas e como vêm sendo as atuações para formar novos seguidores. Portanto, veja se o profissional escolhido conta com esta característica.

2. Veja se o profissional traz boas histórias

Tanto para fixar novas ideias quanto para entreter o público, as histórias são ingredientes fundamentais em boas palestras de liderança. Histórias ainda estimulam os participantes, criam motivação e até mesmo esperança em relação ao dia a dia de cada um dentro de suas empresas.

Por isso, esta é uma característica marcante para fazer de sua palestra um momento inesquecível — claro, desde que haja muita criatividade.

3. Observe se o palestrante tem criatividade

Sabe aquelas palestras em que slides de Power Point ocupam a maior parte do tempo, fazendo com que muita gente perca a atenção ou até mesmo caia no sono? Pois devem ser eliminadas do seu rol. Buscar novas formas de passar a mensagem é uma característica essencial em uma palestra de liderança — afinal, o público é exigente e está em busca de inovações.

Por isso, escolha palestrantes que têm criatividade, o que certamente será um imenso diferencial no mercado. Com isso, a palestra será mais atrativa, assim como o conteúdo.

4. Contrate alguém com o perfil do evento

Esta é uma dica valiosa, já que cada evento necessita de um tipo de palestrante. Caso seja um evento corporativo, com um assunto técnico a ser abordado, o melhor é contratar um técnico da área, com habilidade de comunicação.

Já se for um momento de integração, reunindo colaboradores e familiares, opte por palestrantes com enfoque motivacional ou ainda atividades extras que envolvam entretenimento, como mágicos, grupos de teatro ou monitores para animarem as crianças.

De uma maneira geral, busque sempre palestrantes que estejam sintonizados com o perfil do seu evento, com o objetivo de manter o público focado nas ideias.

5. Veja se o palestrante conta com treinamentos

Os melhores palestrantes jamais conseguiriam chegar a este patamar se não fossem os treinamentos e as buscas constantes pela excelência. Por isso, é fundamental você analisar se o profissional escolhido conta com aperfeiçoamentos ou se já teve alguma consultoria por meio de um coaching.

Afinal, profissionais que recebem constantes treinamentos têm um avanço no desenvolvimento da qualidade de suas palestras, assim como um aprimoramento nas maneiras de passar as mensagens.

Além disso, os meios motivacionais serão bem mais diversificados para não só entreter como envolver os participantes, transformando as palestras em um momento de prazer e de novos aprendizados.

E você, gostou das nossas dicas? Deixe aqui o seu comentário e me conte um pouco da sua experiência!

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