Tony Loureiro

6 MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS QUE TODO LÍDER DEVE APRENDER

6 MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS QUE TODO LÍDER DEVE APRENDER

Atualmente, as organizações já reconhecem a importância de ter colaboradores motivados e alinhados à cultura da empresa para se obter sucesso em qualquer área de atuação. Um negócio que possui melhores práticas de gestão de pessoas consegue aumentar a motivação dos funcionários, resultando em melhoras financeiras e operacionais.

Para alcançar bons resultados nessa área, apresento algumas das práticas em gestãode pessoas que um líder deve adotar. Confira:

1. Definir claramente as funções

Para um trabalho ser bem executado, é fundamental que o colaborador saiba o que é esperado dele. Defina corretamente as funções e as responsabilidades dos colaboradores e seja claro com o que se espera da participação de cada um. Essa é uma importante tarefa que promove a sinergia da equipe.

2. Realizar pesquisas de clima organizacional

Uma gestão de pessoas eficiente escuta o que o colaborador tem a dizer. Por isso, promova pesquisas de clima organizacional regularmente e o mais importante: analise os resultados propondo possíveis soluções pra o que foi apontado. Não deixe que as pesquisas sejam engavetadas, aproveite muito bem essa ferramenta de avaliação.

Uma boa dica para obter uma pesquisa o mais fidedigna possível é garantir o anonimato de quem responde. Assim, não existe a possibilidade de o colaborador ficar inibido na hora de responder.

3. Fornecer feedbacks regularmente

Sistematize os processos de avaliação e promova regularmente feedbacks aos seus colaboradores — essas devolutivas ajudam a saber se a função está sendo executada corretamente e o que pode ser feito para melhorar.

Quando esse processo é feito constantemente, o trabalhador estará sempre sendo orientado, resultando em um melhor desempenho. Para ser mais efetiva, as avaliações devem ser muito bem embasadas em fatos e em métricas.

4. Estabelecer uma comunicação transparente

Construir uma comunicação clara e transparente com os colaboradores garante maior assimilação dos valores e princípios da organização. Tenha canais de comunicação interna para divulgar comunicados, metas, planos de ação e resultados.

Procure sempre estabelecer uma relação de confiança e ética, em que o colaborador possa se sentir à vontade para conversar com seu líder. Isso é fundamental para o engajamento geral.

5. Investir em programas de desenvolvimento

Converse com os colaboradores sobre as oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa, informe sobre os planos de carreira, procure saber de cada colaborador qual cargo ele almeja chegar e incentive a busca constante por capacitação. Muitas organizações incentivam a participação em cursos e palestras com uma ajuda de custo. Estude essa possibilidade!

Ajudar o colaborador a encontrar uma meta pessoal do cargo que ele quer chegar aumenta o envolvimento dele com a organização e pode ser um importante mecanismo de retenção de talentos.

6. Reconhecer seus talentos

Implantar planos de incentivo e remuneração serve como um grande estímulo para os colaboradores buscarem atingir as metas. Além disso, demonstra que a empresa reconhece o esforço dos funcionários.

Colaboradores capacitados e comprometidos são elementos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Utilize essas dicas de boas práticas para engajar ainda mais seus colaboradores e conseguir melhores resultados.

Quer mais dicas para melhorar sua gestão? Aproveite e veja a importância da comunicação e da liderança para uma gestão eficiente.

Compartilhe essa página

Tony Loureiro

Tony Loureiro é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil e autoridade em temas relacionados a coaching, comunicação no âmbito da liderança, negociação e psicologia positiva.

Todas as Palestras

Todas os Treinamentos