6 PERGUNTAS SOBRE LIDERANÇA QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA SI MESMO

Qual é o segredo de líderes bem-sucedidos? Essa talvez seja a pergunta de 1 milhão de dólares que a maioria dos profissionais tenta responder.

Não há dúvidas de que essas pessoas possuem um talento extraordinário. Mas o que as torna realmente boas no que fazem é a capacidade de questionar a si mesmas, um exercício fundamental para identificar limitações e motivações que as ajudarão a extrair o máximo da sua atuação.

Neste post, reuni 6 perguntas sobre liderança que devem fazer parte do seu dia a dia. 

1. Qual é a minha motivação?

A primeira, e uma das mais importantes perguntas sobre liderança, promove uma reflexão sobre si mesmo. Como líder, você precisa ser capaz de motivar e inspirar pessoas, por isso, comece a prestar mais atenção também ao que impulsiona você e qual o seu propósito de vida.

Encontrar uma motivação é entender e alimentar aquilo que faz você levantar da cama todos os dias, em busca de ser uma pessoa melhor, mais produtiva e capacitada.

2. Eu dou às pessoas o crédito que elas merecem?

Se você não tem dado crédito aos méritos das pessoas, é hora de repensar a sua atuação. Feedback e reconhecimento são duas palavras que não podem sair do seu vocabulário enquanto líder. São elas que ajudarão a sua equipe a reconhecer falhas e aumentar a autoconfiança para realizar um bom trabalho.

3. Estou estagnado?

Deixamos a “era das máquinas” e entramos na “era do conhecimento”. E você já deve ter percebido que ela veio acompanhada de milhares de informações, possibilidades e mudanças — trazidas principalmente pela tecnologia.

Portanto, todo líder precisa se atualizar sempre! Aquilo que você sabia ontem, aprendeu na graduação ou com sua experiência profissional dificilmente terá o mesmo resultado com o passar do tempo.

Se você sente que está estagnado, busque capacitação. Aprender é uma maneira de manter sua mente afiada, trazer a inovação que a empresa precisa e se preparar para encarar qualquer desafio.

4. Quais erros cometi hoje e o que eles me ensinaram?

Todo líder comete erros, não importa a sua área de atuação, porte da empresa que lidera ou até se já integrou alguma lista dos melhores da revista Forbes. O que diferencia os mais talentosos e bem-sucedidos é a forma como lidam com fracassos.

Em vez de se martirizar ou apontar culpados, eles reconhecem essa experiência como uma forma de aprendizado. Por isso, uma das perguntas de liderança que você deve se fazer diariamente é: quais erros cometi hoje e qual lição tirei deles?

Esse é o ponto de partida para identificar as mudanças necessárias e evitar que novas falhas sejam cometidas amanhã.

5. Eu conheço a minha equipe?

Se você destina o seu trabalho a conhecer não apenas a performance, mas também a história e rotina dos seus colaboradores, mostrará que se importa com a qualidade de vida e expectativas que eles têm.

E não há nada mais motivador do que trabalhar com um chefe que trata os seus subordinados como pessoas dotadas de falhas, fraquezas e emoções.

Conhecer os colaboradores dará a oportunidade de:

  • entender melhor as dificuldades e melhorar a produtividade;
  • criar uma orientação mais personalizada e efetiva;
  • mediar conflitos mais facilmente;
  • ser mais justo, empático e ético com as pessoas com quem trabalha.

6. Minha liderança reflete quem eu sou?

A sua atuação como líder deve refletir os seus valores como pessoa. Se você é uma pessoa calma e empática no dia a dia, por que criar uma imagem de carrasco para os colaboradores? Não faz sentido.

Nunca deixe de perguntar a si mesmo se sente orgulho do que faz e o impacto do seu comportamento na vida da equipe. Se a sua empresa apresenta um alto nível de rotatividade, os resultados estão sempre abaixo do esperado e as pessoas não estão felizes, então está na hora de fazer mudanças!

Qual dessas perguntas sobre liderança você já incorpora ao seu dia a dia? Curta a minha página no Facebook para acompanhar outros posts como este e melhorar ainda mais a sua atuação!

Deixe seu comentário