8 ATITUDES QUE DIFERENCIAM OS LÍDERES ADMIRADOS

Quando você pensa em grandes líderes, que características te faz admirá-los? Vários fatores como simpatia, história de vida, confiança, firmeza e capacidade de inspirar são importantes. Mesmo com cada pessoa identificando uma característica que considera essencial ou que tem consonância com seus valores, algumas delas diferenciam os líderes admirados.

Para ajudá-lo a crescer como líder e, quem sabe, conquistar a admiração dos seus conhecidos ou demais colaboradores da sua empresa, elaborei uma lista com as 8 atitudes que fazem a diferença. 

1. Senso de oportunidade

De repente, um profissional passa por uma ou mais situações difíceis, mas transforma o fato em motivação capaz de mudar toda a carreira. Ter senso de oportunidade é uma das atitudes presentes nos grandes líderes.

É importante ter consciência de que nem sempre uma boa oportunidade irá se repetir, por isso cada momento deve ser pensado como sendo único.

Os grandes líderes, geralmente, encontram soluções onde não haveria, apontam oportunidades em situações adversas e plantam sementes em terrenos áridos.

Um empresário e comunicador muito conhecido no Brasil, Silvio Santos, tem uma história que mostra que aproveitar oportunidades é fundamental para crescer. De camelô, Silvio se tornou dono da segunda maior emissora de televisão do país, o SBT.

Além disso, também é dono de outras empresas como o título de capitalização Tele Sena e a marca de cosméticos e perfumes Jequiti. Uma trajetória e tanto, não é mesmo?

2. Capacidade de inspirar

Muitas vezes, os grandes líderes não precisam abrir a boca para inspirar pessoas. As suas próprias ações, seus gestos, suas atitudes e decisões são inspiradoras. Eles têm uma conduta admirável em diferentes aspectos da vida e encantam quando expõem um projeto ou até mesmo quando discordam de alguma opinião, pois não precisam destacar o erro dos outros para se sobressair.

Eles costumam ser exemplos vivos de garra, força e, geralmente, amam o que fazem e conseguem transmitir esse amor para as pessoas. A empresária Luiza Trajano, da Magazine Luiza, é um desses exemplos.

Ela apoia e incentiva muitas mulheres a seguir seu exemplo como empreendedora. Além disso, Luiza é um exemplo do chamado empoderamento feminino, quebrando vários tabus que algumas pessoas ou empresas mais conservadores e machistas ainda têm sobre a igualdade de sexos.

3. Humildade

Um grande empresário é, antes de tudo, um ser humano com necessidades, dificuldades e medos. Como todo mundo, os líderes que levantam a bandeira da têm um grande trunfo em suas mãos: conquistam a todos, porque não parecem tão distantes de nós.

Eles também demonstram momentos de incertezas e têm dificuldades, mas sabem conduzir esse processo com firmeza e muita elegância.

A empresária e apresentadora Oprah Winfrey é um bom exemplo. De origem menos favorecida, ela soube construir uma história grandiosa que hoje é reconhecida como um grande nome. Além de seu próprio canal de TV, Oprah tem uma série de empresas, além de ser uma das pessoas mais influentes do mundo.

4. Confiança

Um bom líder transmite confiança à sua equipe e sabe tomar decisões nas horas certas. Essa segurança encoraja outras pessoas a seguirem seus passos e o colocam em uma posição cada vez mais estratégica.

As pessoas que transmitem confiança, geralmente, lidam com alto grau de risco, mas sabem transpô-los com firmeza e coragem.

Essa característica pode ser encontrada em várias esferas, inclusive na gestão pública. A chefe do governo alemão, Angela Merkel, é uma delas. Para além da questão política, ela é vista como uma gestora pública de confiança.

5. Autoestima

A autoestima é enxergada como uma característica fundamental para o sucesso das pessoas e isso não é diferente com os grandes líderes. Identificar e reconhecer suas próprias capacidades, valorizá-las e saber fazer suas habilidades contribuírem a seu favor é muito importante para o sucesso nos negócios.

O empresário Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, é um desses exemplos. Ele é admirado por sua trajetória e por deixar evidente sua autoestima a cada dia.

6. Capacidade de ouvir

Um grande líder sabe que a sua opinião não é a única válida dentro de uma organização. Ele deve ter o hábito de ouvir os seus colaboradores com atenção e colocar em prática as ideias recebidas com potencial de sucesso.

Uma pessoa que trabalha diretamente em uma linha de produção, provavelmente conhece mais sobre o funcionamento de uma máquina determinada do que alguém que trabalha em uma função de gerência. É por isso que essa pessoa precisa ter voz.

7. Saber se reinventar

Ter a capacidade de se reinventar é fundamental para os líderes contemporâneos. Ficar preso a antigos modelos de negócio e ter preconceito com ideias novas não é algo que deve fazer parte do dia a dia de um grande líder.

Um exemplo de líder que soube se reinventar é o de Steve Jobs, que ao deixar o comando da Apple, fundou o estúdio de animação Pixar, que produziu o filme Toy Story e diversas outras animações de sucesso.

Desse modo, Jobs aplicou os conhecimentos de informática que adquiriu na Apple com a produção de computadores, para produzir filmes animados na Pixar, se reinventando e criando uma nova empresa altamente lucrativa.

8. Utilizar bem os talentos da equipe

Em uma equipe empresarial é comum que cada pessoa tenha habilidades específicas. Alguns se dão bem no atendimento ao público, enquanto outros preferem trabalhar sozinhas em um programa de computador, por exemplo.

Tudo isso precisa ser analisado pelo líder, que deve incentivar cada colaborador a desenvolver mais as suas habilidades.

Walt Disney foi grande nome e se tornou popular mundialmente ao criar o personagem Mickey e, posteriormente, o grande parque que leva o seu nome.

Um dos trunfos desse líder para alcançar o sucesso, era justamente saber bem utilizar a potencialidade de todos os colaboradores de suas empresas.

E você? Se reconheceu em algum desses oito pontos que diferenciam os líderes admirados? Então, assine a minha newsletter e receba mais informações relevantes como essa diretamente no seu e-mail. Desse modo, você conseguirá se qualificar cada vez mais e garantir o seu sucesso profissional.

Deixe seu comentário