A importância da autoconfiança

Todos nós já ouvimos a frase “Se eu fosse você…”. Muitas pessoas têm sua opinião sobre a vida alheia, o que não significa que alguém saiba o que é melhor pra você. O objetivo do coaching não é dizer ao coachee o que ele deve fazer, mas desenvolver seu autoconhecimento e aprimorar sua auto-estima.

O Coaching é uma ótima opção para quem deseja aprender a confiar em si mesmo. Seguir estes quatro passos já é um bom começo:

1. Saiba o que te motiva
Muitas vezes nos tornamos escravos do “E se…”. “Se eu conseguir isto, serei feliz.” Mas o “E se” não existe. A felicidade não deve ser confundida com a alegria, que é temporária e às vezes depende de fatores externos. Reflita sobre o que realmente te motiva e faz feliz. Defina uma meta e pergunte a si “Por que eu quero isto? O que isto trará de bom para mim?”. Algumas perguntas, ou melhor, suas respostas, podem fazer grande diferença!

2. Não dê importância à opinião dos outros
Outras pessoas irão lhe dizer o que fazer e o que é melhor pra você. O problema é que ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos. Muitas vezes, o conselho de uma pessoa é o que ela mesma gostaria de realizar, mas não tem coragem. Não se permita viver o sonho de outra pessoa! Seja independente do que elas esperam de você. Leve outras ideias em consideração, mas confie em si mesmo e na sua intuição.

3. Converse com pessoas que estão aonde você quer chegar
Se você tem um sonho, inspire-se em pessoas que já o realizaram, investigue suas trajetórias e seus hábitos. O exemplo é um ótimo professor. Você pode seguir esta dica, comparecendo ao Seminário Internacional de Liderança e Gestão, no dia 14 de agosto de 2012, em Belo Horizonte.

4. Saiba dizer não
“Não” é uma palavra muito poderosa e que vai ser cada vez mais usada à medida que sua autoconfiança aumentar. Para agradar outras pessoas, às vezes passamos por cima de nossas vontades, mas, se confiarmos em nossa capacidade e tivermos uma meta, é muito importante saber dizer não.

Esperamos que este texto tenha lhe ajudado a desenvolver sua autoconfiança. Se você tem alguma outra dica, compartilhe-a nos comentários!

Deixe seu comentário