Assuma 100% de responsabilidade


“I am the master of my fate.
I am the captain of my soul”

“Sou o senhor de meu destino.
Sou o capitão de minha alma”

(William Earnest Henley)

Um dos maiores mitos que conheço é o de que eventos, circunstâncias ou mesmo outras pessoas são responsáveis por nossas vidas e, consequentemente, por nossas vitórias e derrotas, por nossa felicidade ou miséria.

Em minha opinião, há somente uma pessoa responsável pela qualidade de sua vida.

Essa pessoa é você.

Neste primeiro artigo de 2012 gostaria de conclamar a todos para que assumam 100% de responsabilidade por tudo que experimentam em suas vidas. Isso inclui seu nível de realização pessoal, os resultados alcançados, a qualidade de seus relacionamentos, sua saúde, seu peso, sua receita e seus débitos, seus sentimentos – tudo!

Que grande desafio.

Afinal, fomos condicionados a culpar algo que está fora de nós, pelas partes que não gostamos em nossas vidas. Se você deseja experimentar a vida de seus sonhos terá de assumir 100% de responsabilidade por ela.

Somente neste momento deixará de ser uma criança emocional. Isso significa abandonar todas as desculpas, as histórias que o transformaram em vítima, todas as razões pelas quais ainda não alcançou o que deseja e toda a culpa que atribuiu a pessoas e circunstâncias até este momento.

Jack Canfield, famoso escritor norte-americano, apresenta em uma de suas obras a seguinte fórmula:

E + R = R

(Evento + Resposta = Resultado)

A ideia básica aqui é a de que todos os resultados que experimentamos em nossas vidas (sucesso, fracasso, riqueza, pobreza, prazer e dor) decorrem da resposta que demos a um evento ocorrido anteriormente.

Bom, o que a maioria de nós faz é culpar o evento pela falta de resultados. Culpamos nossos parentes, o governo, os impostos, nossas esposas, a economia e a falta de recursos financeiros. Parece que nos recusamos a olhar onde a fonte do problema se encontra: nós mesmos.

É claro que problemas e circunstâncias limitantes existem, mas se fossem determinantes de nosso futuro ninguém que um dia enfrentou dificuldades na vida teria vencido. O problema em colocar a culpa nos outros por nossa frustração é que reforçamos a crença de que os eventos externos ditam nossos destinos.

O que está em suas mãos agora é mudar as respostas que dá para os eventos de sua vida, até alcançar o resultado que deseja.

Gostaria de compartilhar a história de dois irmãos americanos que tiveram um pai alcoólatra e que abusava sexualmente de ambos. Um deles estava preso, condenado à prisão perpétua por homicídio. Quando questionado acerca das razões que o levaram àquele destino respondeu: “o que mais poderia ter feito com o pai que tive?”

Já o outro estava muito bem posicionado profissionalmente, casado, com uma família linda. Perguntado como havia superado as dificuldades e atingindo tamanha realização asseverou: “o que mais poderia ter feito com o pai que tive?

Todos os dias podemos fazer novas escolhas, dar diferentes respostas. Você pode mudar o modo como pensa, modificar sua comunicação, as imagens que projeta em sua mente acerca de si mesmo e do mundo, mudar seu comportamento e a forma como age.

Está em suas mãos!

Um forte abraço,

Tony

Deixe seu comentário