Beagá – Pampulha

Semana passada você descobriu que pontos turísticos do centro de Belo Horizonte deve conhecer quando vier à Belo Horizonte para o Mindup Conference. No post de hoje, você conhece a Pampulha.

Depois das curvas das montanhas mineiras, as curvas da arquitetura dessa região são as mais bonitas da cidade. A beleza do Conjunto Arquitetônico da Pampulha é tanta, que inspirou a construção de Brasília.

Um dos símbolos mais significativos da região é a Igrejinha de São Francisco de Assis, com as linhas curvas de Niemeyer e os azulejos e painéis de Portinari, que retratam a Via Sacra e a imagem de São Francisco. Essa igreja também conta com a beleza dos jardins de Burle Marx e da Lagoa da Pampulha.

Às margens da Lagoa, também há o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, com 300 mil metros de área verde. Três biomas brasileiros são representados ali: a Mata Atlântica, o Cerrado e Floresta Amazônica, que podem ser apreciados num passeio de bicicleta oferecido pelo Parque.

A Casa do Baile também enfeita a Pampulha, com mais curvas de Niemeyer e jardins de Burle Marx. Atualmente, ela abriga o Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design, que recebe eventos e exposições sobre esse tema.

O Museu da Pampulha também merece uma visita. Foi o primeiro projeto de Niemeyer, criado para ser um cassino. Além do paisagismo assinado por Burle Marx, o museu exibe estátuas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.

A maior paixão do brasileiro é bem representada na Pampulha, endereço do Mineirão. Atualmente, o estádio está em reforma para receber torcedores de todo o mundo na Copa de 2014.

O Zoológico de Belo Horizonte, que abriga mais de 900 espécies, e o Aquário da Prefeitura, com peixes do Rio São Francisco, são uma ótima opção de passeio para quem gosta de apreciar a natureza e também estão na Pampulha.

O Zoológico também abriga o Jardim Japonês, criado pelo paisagista japonês Haruho Ieda. Árvores típicas do Japão fazem parte desse cenário, além de pontes, lagos com carpas e cascatas artificiais.

Além do Mindup Conference, há muito o que fazer em Belo Horizonte. Esperamos sua visita! Adquira seu passaporte: http://www.mindup.me/arquivo-passaporte/

Deixe seu comentário