Como estreitar o relacionamento com sua equipe e motivá-la ainda mais

Os gerentes sabem que, pelas mais diversas circunstâncias, pode acabar existindo uma barreira que evita o bom relacionamento com seus colaboradores. Isso pode acabar criando um clima ruim no ambiente de trabalho e prejudicar o andamento das atividades.

Por sua vez, os líderes sabem que colaboradores felizes e motivados trabalham melhor e garantem maior produtividade ao negócio, sendo então fundamental que os gerentes possuam um bom relacionamento com o time.

Quer estreitar essa equação? Então, confira as minhas dicas.

Realize reuniões de brainstorming

Essas reuniões são uma forma simples e muito eficaz de manter a equipe mais envolvida com o ambiente de trabalho e de garantir que todos fiquem por dentro de tudo o que acontece na empresa. O brainstorming permite que todas as pessoas do time tenham a oportunidade de dar sugestões, mostrar pontos de vista e propor mudanças e melhorias.

Além de permitir que novos projetos surjam nessas reuniões, os gerentes podem aproveitar o momento para se aproximarem dos colaboradores e estreitarem o relacionamento. Estes por sua vez, têm a oportunidade de falarem e de serem ouvidos por seus superiores.

Crie um ambiente propício para o desenvolvimento individual

Para melhorar o relacionamento com a equipe e mantê-la à vontade, é muito importante que os gestores criem um ambiente de trabalho ideal. Eles devem se mostrar sempre abertos e, em momento algum, abusar da sua autoridade. É fundamental que os líderes se posicionem de uma maneira que condiz com o cargo, mas também se mostrem disponíveis para escutar e dar a atenção necessária ao time.

É muito importante que a empresa as lideranças tratem os colaboradores com humanidade, e não somente como números para o negócio. Portando, devem-se entender situações pessoais e também, quando necessário, permitir a flexibilidade para tratar assuntos pessoais.

Proporcione treinamento para o time

Empresas e gestores que investem em treinamentos e proporcionam às suas equipes a oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal contam com um time mais motivado e capacitado para o trabalho.

Já os colaboradores, quando direcionados para treinamentos e eventos que proporcionam boas experiências de aprendizado, sentem-se mais felizes com o ambiente de trabalho e realizam suas tarefas de forma melhor.

Introduza o job rotation

Realocar pessoas em novas áreas ou em outros setores é uma ótima forma de mantê-los animados e motivados com o trabalho. Mudar os colaboradores de função faz com que eles respirem novos ares e encontrem novos desafios — isso permite que eles fiquem animados por desempenhar novas funções e favorece a maior proximidade com os gestores.

feedback aos colaboradores

Infelizmente, muitos gestores sabem apenas cobrar e criticar os colaboradores, o que acaba sendo um dos maiores erros que podem ser cometidos. Isso resulta em um time desmotivado e aumenta a barreira entre colaborador/gestor.

Para evitar isso, uma ótima forma de estreitar o relacionamento com seus liderados e mantê-los motivados com o trabalho é dando feedbacks constantemente. Assim, eles saberão o que aperfeiçoar e estarão sempre em buscar de melhorias tanto individuais quanto coletivas. Além de serem reconhecidos pelos serviços bem feitos e resultados alcançados.

Agora que você já sabe como estreitar o relacionamento com sua equipe  e como deixá-la motivada com o trabalho, veja como treinar o espírito de liderança em seus colaboradores para melhorar ainda mais os resultados do seu negócio!

Deixe seu comentário