Comunicação organizacional: veja 5 melhores estratégias de engajamento

Já que colaboradores engajados produzem mais e com maior qualidade, as estratégias de engajamento estão sendo cada vez mais procuradas por gestores. As empresas eficientes em engajar suas equipes desfrutam de ambientes altamente produtivos e de boa visibilidade externa.

Hoje, vou falar sobre cinco dicas para criar e manter uma comunicação organizacional efetiva, que funcione como estratégias de engajamento:

1. Conheça a si mesmo

Para que os colaboradores se comuniquem adequadamente, é preciso que o líder seja exemplo e saiba ensiná-los. Nesse quesito, o principal é ter controle emocional, nunca gritando com os liderados e não demonstrando reações como choro ou riso inapropriado.

O autoconhecimento é necessário para o aprendizado do controle emocional e também permite que você entenda suas habilidades e use-as em prol da melhora da comunicação com a equipe.

2. Aprenda a trabalhar com perfis diferentes

É verdade que, no ambiente organizacional, é preciso ter meios formais e padronizados de comunicação, mas também é verdade que as pessoas são diferentes. Portanto, adaptar a comunicação ao perfil de cada pessoa é uma estratégia de engajamento.

Quando as pessoas sentem-se compreendidas e acolhidas, tendem a retribuir isso de alguma forma, o que certamente influencia no seu engajamento e, consequentemente, em seus resultados.

3. Tenha clareza e objetividade

A clareza sobre a definição de responsabilidades e de objetivos melhora significativamente o engajamento. Transmitir informações de forma objetiva garante consistência. É somente quando todos da equipe sabem o que fazer, quando fazer e qual o resultado esperado que o engajamento pode ser bem direcionado e eficaz.

Uma das formas de comunicar as tarefas adequadamente é por meio de reuniões regulares, o que também é uma estratégia de engajamento por favorecer a criação e a manutenção de laços entre a equipe.

4. Saiba dar feedbacks assertivos e encorajadores

É muito importante corrigir um colaborador quando ele comete algum erro, mas isso sempre deve ser feito de forma construtiva e evitando qualquer tipo de constrangimento. Os feedbacks construtivos, além de corrigirem, oferecem subsídios para que o indivíduo melhore sua performance.

Em contrapartida, é ainda mais importante oferecer feedbacks positivos, seja por meios formais de reconhecimento ou por elogios. Esse tipo de feedback sinaliza que o colaborador deve continuar se comportando de determinada maneira, favorece o sentimento de valorização e incentiva a proatividade.

O uso constante de feedbacks é uma estratégia de engajamento que impulsiona a busca por excelência.

5. Invista em endomarketing

O endomarketing é uma prática que consiste em tratar os colaboradores como clientes internos. Por meio de ferramentas do marketing tradicional, busca desenvolver ações que resultem em retenção, eficiência e conquista dos colaboradores, para que eles se tornem propulsores da organização.

Essa estratégia de engajamento amplia a comunicação e contribui para a construção e o fortalecimento de um vínculo emocional entre colaborador e empresa.

Seguindo essas cinco dicas, sua empresa terá estratégias de engajamento que dão vantagem competitiva e produzem sentimento de realização e felicidade nos colaboradores, contribuindo para a evolução organizacional e dos profissionais.

Agora que você já entendeu como a comunicação efetiva contribui para o engajamento, o que acha de saber mais sobre como os treinamentos aumentam o engajamento e promovem outras vantagens?

Comentários (2)

Luciana
16 de maio de 2017

Adorei !!! Acho que já consigo me ver nesse contexto.

NILSON CARVALHO ALEGRE
27 de maio de 2017

Muito bom, Tony.
Pessoas engajadas ajudam muito no resultado.
Tratar cada um de acordo com seu perfil, tambem ajuda muito a ter pessoas comprometidas e engajadas.

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