ENTENDA O QUE É A LIDERANÇA VOLTADA PARA RESULTADOS E OS SEUS BENEFÍCIOS

As empresas já perceberam que é preciso deixar de ter um chefe e passar a contar com um líder, já que a liderança voltada para resultados é o método que funciona melhor. Ocorre que essa virtude é muito mais do que dar ordens ou fazer pressão nos colaboradores.

Por isso, explicarei no post de hoje o que é esse tipo de liderança e quais são os benefícios que ela pode proporcionar!

O líder focado em resultados

Ao contrário do que é possível imaginar ao ouvir sobre uma liderança focada em resultados, ela não visa apenas ao objetivo a qualquer custo, mas sim às melhores formas para se chegar até ele.

Para começar, é preciso entender que algumas características do próprio líder fazem toda a diferença quando o foco é fazer a equipe alcançar resultados.

Um bom líder é aquele que conhece a estratégia da empresa e a importância da própria contribuição e da equipe para o alcance dos resultados. Assim, é possível definir planos, estratégias, formas de comunicação e realizar o acompanhamento para a entrega dos resultados.

É necessário conseguir resolver os problemas, reunindo informações e se atendo aos fatos para a tomada das melhores decisões. O autoconhecimento também é uma característica importante para conseguir influenciar as pessoas a chegarem aos resultados, Afinal, ao conhecer a si mesmo, você saberá utilizar suas qualidades para exercer a sua influência.

A melhoria contínua também é essencial, não só das técnicas, mas dos comportamentos e das atitudes no ambiente profissional. Também é importante ouvir os colaboradores, deixar que eles expressem suas opiniões e ideias.

Isso auxiliará ainda no engajamento e na melhora da relação entre os funcionários, que é extremamente relevante para alcançar todos os resultados. A prática dessas ações não só pode transformar alguém em um bom líder, como também aumenta expressivamente os resultados.

Estilos de liderança

É fato que todos os líderes querem conquistar resultados, no entanto, a forma como fazem isso influencia no efeito final.

Há 5 tipos de liderança, o autoritário, o coach, o democrático, o liberal e o visionário. Você não é obrigado a adotar um estilo e seguir com ele até o fim. É possível identificar uma necessidade que exija uma mudança de postura em determinada situação.

Entre as características que devem ser observadas, estão grau de maturidade, nível de conhecimento, experiência e situação. Enquanto uma equipe experiente e madura pode trazer bons resultados com a liderança liberal, um time jovem e sem muita experiência pode exigir uma postura mais parecida com a do líder coach ou democrático.

Os benefícios da liderança voltada para resultados

A liderança voltada para resultados faz com que a empresa consiga atingir os objetivos, além de motivar os funcionários, reduzindo a rotatividade. As metas são concluídas e até ultrapassadas, assim, todos ficam satisfeitos: a organização por conta dos resultados, os funcionários por sentirem-se reconhecidos e o líder por ter a certeza de que o seu trabalho rendeu frutos e reconhecimento.

Embora muita gente acredite que para ser um bom líder é preciso nascer com esse “dom”, a verdade é que muitas dessas habilidades podem ser desenvolvidas. Os treinamentos de coaching executivo são um bom exemplo disso. Invista na liderança voltada para resultados e veja como ela pode fazer toda a diferença!

Qual é o tipo de liderança com que você mais se identifica? Conte a sua experiência no espaço de comentários!

Deixe seu comentário