Lar doce lar

Que trabalhar em casa traz vantagens para o funcionário, todo mundo já sabe. Mas essa prática também pode trazer benefícios à empresa, como a redução de custos, a retenção de talentos e o aumento na produtividade.

Quando o empregado não ocupa os espaços físicos da empresa, os custos imobiliários diminuem. Em pesquisa conduzida na IBM Canadá, concluiu-se que em ambientes fora do escritório tradicional, a produtividade dos funcionários é maior. A liberdade de definir seu horário faz com que eles se dediquem às suas atividades nos momentos em que são mais produtivos. Por exemplo: pessoas que sofrem de insônia têm dificuldade de se concentrar durante a manhã, mas são ativos à noite.

Outro inimigo do tempo é o trânsito. As horas que perdemos no deslocamento casa-trabalho-casa, nos fazem ganhar ansiedade e stress. Esse tempo poderia ser mais bem utilizado pelo funcionário, para ele dedicar-se ao trabalho ou descansar até que as atividades comecem.

Outra vantagem é que, mesmo em condições que impedem o trabalho no escritório – necessidade de cuidar de crianças ou idosos, condições climáticas adversas, entre outras – o funcionário pode realizar sua função no conforto do lar. Muitos profissionais competentes são descartados por sofrerem com essas condições.

Se você tem interesse em implementar o Home Office na sua empresa, pode testar seus resultados definindo pelo menos um dia útil durante a semana para que o trabalhador fique em casa.

E você, que é funcionário de uma empresa, tem vontade de trabalhar em casa? Que outras vantagens você vê no home office?

Deixe seu comentário