Tony Loureiro

MOTIVAR O FUNCIONÁRIO: 6 DICAS QUE VÃO ALÉM DO AUMENTO SALARIAL

MOTIVAR O FUNCIONÁRIO: 6 DICAS QUE VÃO ALÉM DO AUMENTO SALARIAL

Manter seus funcionários motivados é essencial para garantir bons resultados para a sua empresa. Por isso, é sempre importante colocar em prática algumas estratégias para motivar o funcionário. Muitos acreditam que só é possível incentivar sua equipe por meio de bônus, premiações ou aumentos salariais. Porém, vale lembrar que o dinheiro é importante, mas não é a única opção.

Como o importante é pensar em alternativas que possam trazer bem estar e satisfação aos funcionários, há diversas formas simples de incentivar sua equipe. Reunimos aqui 6 dicas para motivar o funcionário, que vão além do aumento de salário. Confira!

1. Ofereça capacitação

Estimular o desenvolvimento do funcionário garante que ele se mantenha motivado. Para isso, há diversos cursos, palestras e eventos que podem servir como um ótimo estímulo para seus colaboradores.

Quando o profissional percebe que está crescendo junto com a empresa, ele se motiva a conseguir resultados ainda melhores e isso ainda ajuda na satisfação do funcionário. Por isso, não deixe que sua equipe se sinta estagnada e acabe se desmotivando.

2. Reconheça seus funcionários

O reconhecimento é um excelente incentivo para os funcionários. Portanto, saiba reconhecer conquistas e celebrar vitórias. É essencial elogiar quando o trabalho for bem feito e quando os resultados forem atingidos.

Procure também sempre dar feedback sobre o desempenho de sua equipe. Mesmo quando o resultado não for totalmente positivo, dê um feedback construtivo e que estimule a melhoria do funcionário.

3. Desafie sua equipe

Propor pequenos desafios diários aos seus funcionários é uma ótima maneira de mantê-los motivados, pois isso estimula seus colaboradores a darem o melhor de si todos os dias.

Ao fazer isso, você incentiva sua equipe a buscar sempre melhores resultados e evita que seus funcionários entrem na zona de conforto. Apenas não se esqueça de reconhecer os funcionários que conseguirem cumprir os desafios.

4. Proporcione um ambiente favorável

Oferecer um ambiente de trabalho agradável e organizado faz com que os funcionários sintam mais vontade de ir para o trabalho. É importante lembrar que os profissionais passam grande parte de seu dia na empresa, portanto, é essencial garantir um ambiente de trabalho seguro e confortável.

Além disso, é importante oferecer certa flexibilidade para o trabalhador. Isso inclui evitar regras que possam limitá-los excessivamente e dar alguma mobilidade de horários para o colaborador. Assim, sua equipe se sentirá mais confortável e disposta a exercer suas funções.

5. Dê assistência

Para motivar o funcionário, é essencial ter um líder disposto a dar assistência quando necessário. Por isso, se mostre disponível para conversar com sua equipe, esclarecer dúvidas e discutir pontos de vista.

Mais do que simplesmente oferecer ajuda aos colaboradores, é importante mostrar que vocês são companheiros e que trabalharão juntos para obter os resultados esperados. Ter essa posição em relação à sua equipe ajudará a mantê-los motivados para alcançar suas metas.

6. Ofereça benefícios para motivar o funcionário

Oferecer alguns benefícios pode incentivar sua equipe e muitas vezes não requer grandes gastos. Você pode oferecer, por exemplo, benefícios como vales-presente, brindes ou recompensas em horas.

Experimente também surpreender os colaboradores oferecendo incentivos que não são esperados por eles. Ao se sentirem valorizados por meio dessa oferta, eles ficam mais motivados.

Motivar o funcionário pode parecer desafiador, mas é muito mais simples do que se imagina. Não se esqueça de que se preocupar com o bem estar e com a satisfação dos colaboradores pode ser muito mais eficaz para motivá-los do que apenas oferecer um aumento salarial.

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Tony Loureiro

Tony Loureiro é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil e autoridade em temas relacionados a coaching, comunicação no âmbito da liderança, negociação e psicologia positiva.

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