O QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODE FAZER PELA SUA VIDA PROFISSIONAL!

Queda do rendimento no trabalho, desentendimentos, falta de motivação. Essas são algumas das consequências que podem ser encontradas no dia a dia do trabalho. Muita gente acha que essas situações ocorrem por que a pessoa possui temperamento ou personalidade forte demais. Mas, na verdade, isso é sinal de falta inteligência emocional.

Esse tipo de inteligência está relacionado à capacidade de perceber e exprimir emoções. Também consiste na habilidade de compreender, regular e raciocinar cada sentimento que faz parte de si mesmo.

Esses são componentes importantes para a vida profissional. Você sabe por quê? Acompanheesousadasste texto e conheça 4 motivos para melhorar a sua inteligência emocional para o trabalho:

1. Inteligência emocional ajuda a alcançar metas mais ousadas

Quando o profissional não possui a habilidade de gerir suas emoções é possível que surja um sentimento de inferioridade para cumprir novas metas. Ele se sente incapaz de valorizar o seu trabalho e com isso evita lançar desafios mais ousados para si.

Utilizando a inteligência emocional, esse profissional vai poder identificar esse sentimento de inferioridade e saber como bloqueá-lo. Muitas vezes, feedbacks negativos e outras situações ruins vividas no passado fazem com que esse profissional não progrida.

Refletindo sobre essas circunstâncias, ele percebe que tem boas qualidades e que vale a pena alçar voos mais distantes.

2. Inteligência emocional aumenta a produtividade

No ambiente de trabalho somos bombardeados o tempo inteiro com situações que mexem com nossas emoções — é o chefe pressionando para entregar uma tarefa mais rápido, um colaborador que não está disposto a trabalhar, um cliente impaciente.

Quem não tem inteligência emocional facilmente vai se sentir abalado por essas situações e com isso reduzir a sua produtividade no trabalho.

Dessa forma, entender como reagir emocionalmente a cada situação é um dos pilares da inteligência emocional, que deve ser sempre utilizada para colocar os sentimentos a seu favor.

3. Inteligência emocional aprimora a capacidade de liderança

Uma equipe consegue alcançar o sucesso quando possui um bom líder. Se este não souber controlar suas emoções, ficando estressado demais ou desmotivado com facilidade, vai acabar influenciando negativamente o seu grupo.

Dessa maneira, um líder deve usar a inteligência emocional para influenciar a sua equipe. Ele precisa deixar de lado sentimentos ruins e evitar respostas negativas para não desmotivar seus liderados.

Conhecendo cada emoção que faz parte de si, ajuda a estimular o comportamento das pessoas à usa volta.

4. Inteligência emocional melhora a tomada de decisões

Um profissional que vive um descontrole de emoções fatalmente possui sentimento de arrependimento. Ele age de maneira inadequada por conta de seu comportamento desmedido e acaba magoando os outros ou tomando decisões sem volta. E isso gera o arrependimento.

Com a inteligência emocional esse indivíduo aprende a pensar antes de agir. Assim, terá mais condições de ponderar seus sentimentos e com isso deixar o processo de tomada de decisão mais apurado e adequado.

Essas foram algumas razões da inteligência emocional ser fundamental para a sua vida profissional. Essa habilidade também pode melhorar a sua comunicação com a equipe de trabalho — quando você tem controle sobre suas emoções é mais fácil conviver com os outros e se expressar adequadamente.

E aí, o que você tem feito para melhorar as suas emoções no trabalho? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!

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