Tony Loureiro

O QUE É E COMO CRIAR UMA CULTURA DE ACCOUNTABILITY?

O QUE É E COMO CRIAR UMA CULTURA DE ACCOUNTABILITY?

Toda empresa possui uma cultura, cuja formação se dá através de comportamentos, hábitos, práticas e papéis enraizados na história e no dia a dia da organização. Existem tipos de cultura prejudiciais e outros positivos, que podem alavancar o resultado de um negócio. Um exemplo do segundo tipo é a cultura de accountability, que vem transformando o propósito de empresas e equipes.

Saiba o que ela significa, como criar e levá-la para seu local de trabalho!

O que é cultura de accountability

Accountability é um conceito que, traduzido para o português, remete a uma forma de responsabilidade com ética — uma atitude transparente e, ao mesmo tempo, comprometida com obrigações e resultados.

Uma cultura que incorpore esses valores é aquela em que se ultrapassa a noção tradicional do trabalhador comum como aquele que apenas cumpre ordens. Assim, ele é promovido a uma parte importante do resultado final, com participação ativa no negócio e, principalmente, consciência dessa participação e do seu valor para a empresa.

Na prática, a diferença entre colaboradores comuns e colaboradores com essas atitudes se dá em comportamentos prejudiciais versus comportamentos construtivos. Veja só como isso funciona!

Comportamentos prejudiciais x comportamentos construtivos

Abaixo, vamos destacar algumas características centrais que diferenciam um tipo de cultura do outro.

O conceito de accountability se constrói nas seguintes ações: verassumirresolver e fazer. Entenda como a ausência ou a presença dessas ações influenciam o trabalho dos colaboradores.

Comportamentos prejudiciais

  • Falta de iniciativa.
  • Dependência.
  • Excesso de proteção.
  • Responsabilidade limitada.
  • Postura de dedurar colegas.

Comportamentos construtivos

  • Embasamento na realidade.
  • Responsabilidade individual e coletiva.
  • Iniciativa diante de desafios.
  • Autoconfiança.
  • Consciência do seu papel.

Tendo ciência desses comportamentos, percebe-se que para se construir uma cultura de accountability é indispensável a presença de uma liderança efetiva.

O líder, nesse ponto, deverá ser capaz de fornecer as condições para que essa atitude positiva seja desenvolvida em sua equipe e transmitida por meio de processos e comportamentos.

Construindo uma cultura de accountability

Além de ter líderes preparados para tratar com pessoas baseando-se em valores éticos acima do que é visto habitualmente, existem passos importantes a serem dados. O objetivo dessas etapas é instrumentalizar e estruturar esse processo de construção de uma cultura responsável na empresa. Conheça alguns desses passos!

Planeje metas significativas

Primeiramente, é preciso compreender o propósito do seu negócio para, em seguida, planejar seus objetivos. Cada meta da empresa deve refletir sua missão, estando alinhadas entre si e fundamentadas em um objetivo maior.

Defina expectativas para o negócio

As expectativas representam o alcance das metas, transmitindo os resultados esperados. Para que se tornem reais, precisam seguir uma lógica previsível. Além disso, devem ser desafiadoras, para manter o nível de qualidade esperado.

Acompanhe o progresso

O acompanhamento é uma etapa essencial, pois possibilita que sejam feitos ajustes e aperfeiçoamentos daquelas expectativas que se tornaram ações. É preciso levar em conta tanto os fatores internos quanto externos. Nesse momento, há de se buscar indicadores, a fim de mensurar os efeitos das estratégias e ações.

Portanto, assim como qualquer construção dentro do universo corporativo, a implantação de uma cultura de accountability requer um olhar objetivo sobre a realidade, além de exigir um alto comprometimento do capital humano, que se torna protagonista durante e após essa transformação.

Gostou de saber sobre esse novo conceito de cultura organizacional? Compartilhe esse conteúdo na sua rede de amigos e colegas!

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Tony Loureiro

Tony Loureiro é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil e autoridade em temas relacionados a coaching, comunicação no âmbito da liderança, negociação e psicologia positiva.

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