O QUE NÃO LHE CONTARAM SOBRE LIDERANÇA – SONO

Quando converso com executivos, é comum ouvi-los dizer que dormem mal e muito pouco. Que, ao deitarem, carregam o mundo consigo: as cobranças, os desafios, as metas por cumprir, as preocupações com o trabalho e com a família. Que dormir tornou-se um artigo de luxo e que não se lembram da última vez que tiveram um sono tranquilo e reparador. Realidade triste e perigosa!

Comprovadamente, dormir bem auxilia o cérebro em suas funções de aprendizado e memória. É durante o sono que as informações armazenadas, ao longo do dia, saem do hipocampo e vão para o córtex a fim de que possam ser armazenadas de modo definitivo. Se o sono é interrompido
ou insuficiente, temos um comprometimento do processo de aprendizagem, que não acontece da maneira devida.

É também notório que não dormir o suficiente torna as pessoas mais suscetíveis ao ganho depeso, pois a depravação de sono tende a afetar os hormônios que controlam a fome e o apetite. Importante ressaltar também que, como resultado da fadiga experimentada durante o dia – em virtude de
uma noite mal dormida –, as pessoas raramente se engajam em atividades físicas diárias. Finalmente, a falta de sono adequado pode resultar em irritabilidade, mau humor, impaciência, incapacidade de concentração, aumento do estresse, impotência e, é claro, diminuição do desempenho.

Nesse momento, você pode estar se perguntando: quantas horas são necessárias por noite para um sono reparador? Embora a resposta varie de pessoa para pessoa, podemos afirmar que mais de 95% da população mundial necessita de 7 a 8 horas de sono para estar descansado, 2,5% necessitam de menos de oito horas e 2,5% precisam de mais de 8 horas.

A correspondência é clara: se você não dormir com qualidade, nem o suficiente, é bem provável que seu desempenho e sua qualidade no trabalho serão reduzidos. Agora, parece-me clara a importância de dormir bem, não é? Se não por sua saúde, por sua qualidade de vida em geral e pelos resultados que começará a alcançar após mudar seus hábitos de sono.

No próximo artigo, vou trazer 3 dicas sobre hábitos que uma vez praticados, irão mudar radicalmente a qualidade do seu sono e melhorar a sua qualidade de vida, não perca!

“Dormir é a melhor meditação.”
                                            Dalai Lama

Deixe seu comentário