Onde está o seu foco?

Certo dia, um professor estendeu um enorme lençol branco na sala de aula e, antes que os alunos chegassem, desenhou ali um pequeno ponto preto. Ao iniciar a aula, ele pediu aos alunos que observassem o lençol e perguntou a todos o que viam. Todos responderam: “Há um pontinho preto.” Ao insistir e perguntar se era somente aquilo o que conseguiam ver, obteve uma resposta afirmativa de seus alunos. Naquele momento, o professor questionou se ninguém era capaz de enxergar que, além do pontinho preto, havia ali um lençol majoritariamente branco.

Muitas vezes, o foco das pessoas está apenas no que há de negativo em suas vidas. Elas costumam dar mais importância aos problemas do que às coisas boas que os rodeiam. Aproveite esta valiosa lição e reflita: ao olhar para o lençol, o que você enxergaria? O pontinho preto ou o branco em sua totalidade?

Para os oftalmologistas, foco é o mesmo que enxergar com clareza. Para os fotógrafos, o foco está no objeto ou paisagem que eles desejam que se destaque na imagem. Já no Coaching, o foco deve estar nas metas estabelecidas pelo coachee. Quando se muda o foco, tudo ao redor também muda.

Para se inspirar e aprender com o exemplo de líderes que mantêm seu foco em suas habilidades e metas, compareça ao Seminário Internacional de Liderança e Gestão, dia 14 de agosto no Grande Teatro do Palácio das Artes. Faça sua inscrição neste link.

Deixe seu comentário