Por que toda liderança organizacional precisa saber sobre Psicologia Positiva?

Talvez seja o momento de repensarmos nossa ideia acerca da liderança nas Organizações e o impacto que o comportamento de seus líderes exerce em seus resultados.

O comportamento e postura adotada pelo líder podem agir como fator restritivo à inovação, aspirações e soluções aos inúmeros desafios enfrentados  por sua equipe ou, ao contrário, podem ser inspiradores, os motivando a entregar além do esperado e criando o melhor ambiente para que busquem um desempenho excepcional em todas as suas ações.

E por desempenho, sugiro que você que é líder ou aspira ser, leia sobre  Psicologia Positiva, mais propriamente no âmbito da Liderança.

Mas adianto, “ela” é acusada, por vezes, de ser muito “soft” e dissociada da realidade e, para alguns líderes, suas premissas podem ser difíceis de serem implementadas. Todavia as evidências são claras: sua estratégia está diretamente ligada ao aumento de lucratividade, eficiência, qualidade e comportamentos éticos.

Uma marca daqueles que utilizam corretamente estratégias da Psicologia Positiva no ambiente de trabalho é devotarem parte de sua energia aos relacionamentos, à comunicação e ao desenvolvimento de pessoas. Neste contexto, a liderança se concentra no sucesso do time. Como Peter Drucker costumava dizer, os grandes líderes não pensam “eu”, eles pensam “nós”! Pensam em seus times e equipes.

Exemplos de empresas transformadas pela aplicação dos princípios  da Psicologia Positiva começam a emergir e, particularmente, tenho visto líderes e suas equipes se reinventarem ao exercerem um pouco mais de inteligencia emocional e se tornarem mais “humanos” no ambiente de trabalho.

Algumas questões práticas sobre a Psicologia Positiva para o seu próprio desenvolvimento como líder, seriam:

No ambiente de trabalho, em que extensão você exerce seu verdadeiro potencial e permite que os outros façam o mesmo?

Exercita a compreensão, se colocando no lugar do outro, dando suporte àqueles que cometeram erros?

Valoriza a contribuição na mesma proporção das realizações?

Permite que as pessoas conectem o trabalho com seus valores pessoais?

Perguntas inteligentes para líderes inteligentes aprimoram muito.

Pense nisso e me acompanhe, prometo trazer mais perguntas, e também respostas.

Grande abraço,

Tony

Deixe seu comentário