Quatro dicas para dominar o medo

O medo é o pior inimigo do sucesso. Se você é governado pelo medo, nunca vai correr riscos e dificilmente vai alcançar o sucesso que merece, porque, normalmente, as ações mais assustadoras também são as mais recompensadoras.

Para que você domine seu medo, compartilhamos estas quatro dicas:

1. Coloque a coragem à frente da segurança

Muitas pessoas valorizam a segurança acima de tudo. Continuam em empregos que detestam, relações que as fazem sentir miseráveis e mantêm hábitos que as estão matando simplesmente para se sentirem seguras.

Para dominar o medo, substitua o sentimento de segurança pela coragem. Você deve decidir, de uma vez por todas, que é mais importante ter coragem de fazer o que trará sucesso em vez de se conformar com aquilo que traz segurança.

2. Saiba a diferença entre medo e prudência

Normalmente, o medo é irracional. Por exemplo, você pode sentir medo de abrir seu próprio negócio por temer que dê errado ou não ter certeza de que você é competente o suficiente. São esses medos irracionais que nos impedem de ser bem-sucedidos.

Há outro sentimento fácil de ser confundido, que podemos definir como prudência. Por exemplo: você tem medo de dirigir em alta velocidade por não querer causar um acidente.

Prudência é uma coisa positiva. Apenas tenha certeza de que você não está confundindo-a com medo quando evita correr riscos para fazer o que é necessário.

3. Aproveite o medo para agir

Se o que causa medo está fora do seu controle (como uma crise econômica mundial, por exemplo) defina um plano de ação com os passos que você deve seguir para estar preparado quando alguma coisa acontecer. Faça o que puder e siga em frente.

4. Encare o medo com excitação

Finalmente, encare o medo como algo excitante. Pense na última vez que você andou de montanha russa: provavelmente sentiu medo, mas também se divertiu. A vida sem medo – e sem a coragem para superá-lo – seria muito sem graça.

Agora, faça algo que te faça sentir medo. Nem amanhã, nem semana que vem – agora, antes que termine de ler este post. Faça aquela ligação. Envie aquele e-mail. Crie um plano de negócios. Agora!

O medo é o pior inimigo do sucesso. Se você é governado pelo medo, nunca vai correr riscos e dificilmente vai alcançar o sucesso que merece, porque, normalmente, as ações mais assustadoras também são as mais recompensadoras.

Comentários (1)

magaly osana dias
20 de dezembro de 2012 Reply

È otimo, abre nossas mentes p trabalhar em equipe, ter discernimento nas coisas do dia a dia no trabalho e na vida pessoal.

Deixe seu comentário