SAIBA COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA EQUIPE!

Conseguir que seus colaboradores trabalhem no mais alto nível de desempenho é uma das maiores dificuldades encontradas nas organizações quando o assunto é gestão de pessoas. Os resultados apresentados pela equipe sofrem a interferência de diversos fatores, tais como a motivação, ambiente de trabalho, ergonomia e outros.

Por ser uma das principais condições de sucesso e suporte ao crescimento de uma organização, trago para você algumas dicas de como aumentar a produtividade da equipe e engajá-la em busca dos resultados esperados.

Mostre a importância de cada um

Em muitos casos, os membros da equipe não entendem qual é a influência de suas funções para o crescimento da organização, e, por isso, acabam atuando abaixo do esperado. Portanto, mostre para todos os funcionários qual é a importância do trabalho desenvolvido por cada um dentro da organização.

Dados numéricos são ótimas ferramentas de suporte no momento de trabalhar com a motivação dos colaboradores e de explicar qual é o impacto do desempenho individual para o grupo como um todo.

Ofereça feedbacks regulares

Os feedbacks regulares servem para orientar os funcionários quanto aos pontos que precisam ser melhorados na visão do líder e reforçar quais são os pontos positivos que precisam ser mantidos. Quando o colaborador não recebe esse retorno de desempenho, ele não consegue trabalhar corretamente em busca do crescimento, prejudicando, desse modo, a sua produtividade.

Essa também é uma excelente maneira de manter a motivação da equipe, que se sentirá valorizada por ter o reconhecimento do gestor quando atingir resultados positivos e também por ter a oportunidade de melhorar seu desempenho.

Invista em treinamentos para aumentar a produtividade da equipe

Treinamento e desenvolvimento capacitam sua equipe para desempenhar as atividades com mais qualidade, em um intervalo de tempo menor e com redução de gastos por meio da eliminação do retrabalho e da diminuição do descarte de itens.

As palestras de desenvolvimento, o investimento em consultorias, integração de equipes e cursos são excelentes opções para treinar seus funcionários e prepará-los para executar bem seu trabalho. Além disso, essas ações aumentam a motivação no ambiente organizacional, pois os profissionais se sentem renovados e valorizados.

Estabeleça metas de desempenho

Para conseguir medir devidamente o progresso do seu time, é muito importante que sejam estabelecidas metas de desempenho, tanto individual, quanto para o grupo. Essas metas devem respeitar o planejamento de crescimento e objetivo da organização, devem ser definidos os prazos para o cumprimento das ações e compartilhados com os colaboradores o resultado final.

Se não são definidos objetivos para os colaboradores, eles não se sentirão engajados para alcançar bons resultados, até porque não saberão exatamente o que é esperado de cada um. Importante lembrar que a eficácia de um sistema de metas está diretamente ligada a uma política de recompensa.

Ofereça suporte e ferramentas adequadas

Colaboradores que desempenham suas funções apoiados por ferramentas adequadas e por um líder determinado a dar suporte, que sempre está disponível para trocar ideias, conversar e esclarecer dúvidas, conseguem realizar suas atividades em um intervalo de tempo menor e com maior qualidade em relação aos que não possuem o mesmo nível de suporte.

Quando a empresa investe em uma liderança presente e motivadora e em ferramentas e tecnologias para suporte às operações internas, ela passa a contar com uma força a mais na busca pelo crescimento e aumento da produtividade.

E você, conhece alguma outra maneira de aumentar a produtividade da equipe e manter sua equipe motivada? Então, deixe um comentário abaixo dizendo qual maneira é essa e o porquê de ela fazer tanto sucesso na sua empresa!

Deixe seu comentário