Saiba como o coaching pode ajudar no desenvolvimento da liderança

Alcançar o desenvolvimento da liderança inovadora é um dos grandes desafios da Educação Corporativa. Em momentos de transição, o perfil de um líder é determinante nos resultados das organizações — tanto em termos numéricos como humanos. A dificuldade é ainda maior quando se busca um profissional capaz de desenvolver talentos e que também esteja enquadrado na cultura organizacional.

Há muito tempo, o coaching é utilizado no desenvolvimento da liderança. Conscientes das dificuldades, as organizações optam por potencializar os talentos dentro de seu quadro, melhorando o clima organizacional e, obviamente, retendo seus melhores profissionais.

Se interessou pelo assunto? Para ajudá-lo, elencarei neste post três aspectos importantes da liderança que o coaching pode desenvolver. 

Autoconhecimento

Aprofundar-se no autoconhecimento é requisito essencial para o desenvolvimento da liderança. Conhecendo os impactos de seu comportamento nos pares e liderados, o profissional terá um melhor entendimento do comportamento humano.

Quando uma pessoa aprende a lidar com os seus pontos fortes — e também com aqueles que precisam de melhorias —, controlando seus impulsos e reações, se habilita a formar essa competência em seus liderados, e, pelo exemplo, alcançará seus pares.

Durante o processo de se formar um líder com essas competências, o profissional contribuirá para a melhoria do clima organizacional, colaborando para que as pressões se mantenham em níveis propensos à produtividade — sem excessos!

Maior capacidade de persuasão

A ponderação eficaz conduz à persuasão. E, se não persuadir, o líder estará apto a mudar de opinião, postura ou direção — sem conflitos! Assim, as discussões passam a ser mais produtivas e agradáveis, permitindo o engajamento de todos, contribuindo para melhores resultados.

Nem sempre se consegue persuadir com argumentos. A maneira mais profunda e eficaz de persuasão é levar os demais a construírem a melhor solução e se manterem comprometidos com os resultados esperados. Ou seja: quando todos constroem, todos se sentem responsáveis.

Ao desenvolver essa competência, o líder aumenta a motivação da equipe e tem a oportunidade de contagiar os outros. Times motivados geram uma contagiante vibração pelos resultados.

Melhora na comunicação

Uma pessoa que se conhece e domina seu comportamento consegue aperfeiçoar sua comunicação, pois suas mensagens não carregam sentimentos de autoafirmação, carência, inferioridade ou rancor.

Mensagens limpas são facilmente aceitas e compreendidas, cumprindo seus objetivos rapidamente. É menor a possibilidade de distorções ou incompreensões do conteúdo, o que torna a comunicação rápida e efetiva.

A confiança adquirida por meio do autoconhecimento deixará o profissional com uma postura mais leve e fácil de se relacionar com seus pares, liderados, corpo diretor e conselho. Com menos barreiras, o caminho ficará livre!

As competências comportamentais adquiridas pelo desenvolvimento da liderança abrem caminho para colaboradores mais motivados e em busca de resultados.

Utilizar-se do coaching para alcançar esses resultados é valer-se de uma metodologia comprovadamente exitosa e evoluída, pronta para mostrar os caminhos para o alcance dos objetivos.

Performance e resultados alcançados contribuem para a melhora da autoestima, retroalimentando a motivação para estabelecer e atingir metas mais ousadas e significativas para a organização.

Gostou deste post sobre desenvolvimento de liderança? Então, confira também os 5 maiores benefícios que o coaching pode trazer para a sua empresa!

Deixe seu comentário