Tony Loureiro

TIME IS MONEY! BONS HÁBITOS DE GESTÃO DO TEMPO AUMENTAM A PRODUTIVIDADE

TIME IS MONEY! BONS HÁBITOS DE GESTÃO DO TEMPO AUMENTAM A PRODUTIVIDADE

Como diz o ditado, tempo é dinheiro! No ambiente empresarial, o tempo é um recurso de alto valor que deve ser aproveitado ao máximo, evitando a procrastinação, o retrabalho e possíveis prejuízos.

A gestão do tempo no trabalho e a atenção dada para cada problema e tarefa também devem ser considerados, de um ponto de vista estratégico, um caminho para atingir o sucesso.

Ao longo deste artigo, vou apresentar alguns bons hábitos que você pode aplicar para melhorar suas habilidades organizacionais e aumentar a produtividade.

Prepare-se antecipadamente

Prepare a sua lista de tarefas para o dia seguinte com antecedência. Pode ser após o fim do expediente ou antes de ir dormir.

As duas formas apresentam vantagens próprias: se você planejar todo o seu dia seguinte como a última coisa que faz antes de voltar para casa do trabalho, então, poderá aproveitar melhor o seu tempo livre, com a consciência de que já “está tudo encaminhado para amanhã”.

Quando planeja seu dia de trabalho na noite anterior, o seu subconsciente continua trabalhando em seus planos e metas enquanto você dorme. Profissionais que têm esse hábito de gestão do tempo já me relataram que, muitas vezes, acordam pela manhã com ideias e insights que se aplicam ao trabalho do dia.

Além disso, escrever tudo o que você tem a fazer em sua lista, ajudará a limpar sua mente e a dormir profundamente, possibilitando um significativo aumento de produtividade no cumprimento das próximas tarefas.

Programe tarefas em uma base diária, semanal e mensal

Programar seu tempo contribui para reduzir o stress e liberar energia criativa. O próprio ato de usar suas habilidades organizacionais para planejar seu dia, semana e mês confere uma maior sensação de controle e ajuda a aumentar a eficiência ao longo do dia.

Você se sentirá, efetivamente, responsável por sua vida profissional, aumentando a autoestima e incrementando seu senso de poder pessoal.

Desenvolva um método de arquivamento de materiais de trabalho

Guardar materiais e objetos — grandes ou pequenos — é algo que, apesar de sumamente importante para aumentar a produtividade do trabalho, tem sido subestimado.

Para ser mais organizado, você deve utilizar um método de arquivamento, tanto em casa quanto no trabalho. Grande parte do tempo é desperdiçado na procura de itens perdidos e coisas que não foram guardadas corretamente.

Isso soa familiar? Existem poucas atividades tão frustrantes quanto gastar um precioso tempo à procura de objetos perdidos porque nenhuma medida de arquivamento e organização de itens foi aplicada.

Acorde cedo

Para aumentar a produtividade, comece o dia cedo. Quanto mais tempo você dispor para se sentar, pensar e planejar, mais organizado estará em cada aspecto de sua vida profissional.

Nas biografias e autobiografias de homens e mulheres de sucesso, quase todos apresentam um elemento comum: foram muito organizados, dormiam oito horas por dia e acordavam cedo.

Muitos profissionais bem-sucedidos levantam-se por volta das 5 da manhã. Dessa forma, encontram tempo suficiente para pensar e planejar suas próximas tarefas. Como resultado, sempre são mais eficazes do que aqueles que dormem até o último minuto possível.

Alguns momentos de tranquila reflexão antes de iniciar os trabalhos garantem que muitas horas sejam economizadas na execução de tarefas — sobretudo as mais complexas.

Além disso, quem realiza uma boa gestão do tempo tende a ser mais calmo, decidido e criativo durante todo o dia.

Gostou deste artigo? Agora que você viu como uma boa gestão do tempo aumenta a produtividade, confira como aumentar e renovar sua energia no trabalho!

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Tony Loureiro

Tony Loureiro é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil e autoridade em temas relacionados a coaching, comunicação no âmbito da liderança, negociação e psicologia positiva.

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